Clinica Doppler

Ultrassom Testicular – aliado da saúde masculina

O procedimento não invasivo tem a função de avaliar e analisar as alterações da bolsa escrotal e dos testículos

Também conhecido por Ultrassonografia da Bolsa Escrotal, o exame é indicado em diversos momentos da vida adulta do homem, sobretudo, na investigação de cânceres e razões de infertilidade.

O Ultrassom dos Testículos é o principal método de diagnóstico por imagem usado para observar e diagnosticar anormalidades nos testículos. Ele é indicado em diversos casos, alguns deles são: investigação de caroços no escroto ou nos testículos, que podem ser sólidos (o que pode indicar um tumor) ou de preenchimento com líquido (cisto); avaliação da extensão de um trauma sofrido, investigação da razão de dores ou inchaços; análise das causas de infertilidade; diagnóstico e avaliação de varicoceles e localização de testículo não descido.

Pode-se obter imagens em movimento ou em tempo real. Os dados das imagens em movimento são úteis para examinar o fluxo sanguíneo.

Como é realizado esse exame?

Trata-se de um exame rápido, acessível, não invasivo e seguro. Durante a realização do exame, o médico irá avaliar se os testículos estão na bolsa escrotal e se estão em tamanho, forma e textura normais. Também são analisados os ductos que coletam e armazenam os espermatozoides produzidos pelos testículos.

São investigados tumores benignos ou malignos, a presença de líquido na bolsa escrotal, dentre outras alterações. Esse exame não requer preparo. Caso o paciente tenha imagens e laudos anteriores relacionados à região a ser examinada, é importante apresentar no dia do procedimento.

Nosso objetivo, ao produzir conteúdo como esse, é conscientizar os homens sobre a importância do cuidado e da saúde preventiva para a realização de diagnósticos precoces. Quando quebramos tabus que cercam o assunto sobre os cuidados com a saúde masculina, eles podem se prevenir e, se for o caso, tratar qualquer doença.

Conte com a Clínica Doppler para realização dos seus exames. Para sua comodidade, envie mensagem pelo WhatsApp ou ligue para: (21) 2620-4159 e fale com um de nossos atendentes em nossa central de atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.