Clinica Doppler

A importância da avaliação cardiológica com Ecocardiograma

A avaliação cardiológica é fundamental para os cuidados com a saúde

Por detectar anormalidades no coração, a requisição do Ecocardiograma é comum por médicos em consultórios, clínicas e hospitais. O Ecocardiograma é um exame não invasivo, seguro, de execução simples e rápida.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares “causam o dobro de mortes comparadas àquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que todas as causas externas (acidentes e violência), 3 vezes mais que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções, incluindo a AIDS”. Por esse e outros motivos, é essencial que você monitore a saúde do seu coração.

Compreender como anda o coração é importante para a prevenção de incidentes, mesmo para tratamentos precoces. A realização do Ecocardiograma pode diminuir as chances das pessoas sofrerem um acidente vascular cerebral ou infarto no miocárdio. Continue lendo este artigo e saiba mais sobre a importância do Ecocardiograma e seus objetivos.

O que é Ecocardiograma e para que serve?

De modo geral, o Ecocardiograma estuda, identifica e analisa a estrutura do coração, avaliando suas dimensões, suas válvulas e seu padrão de contração. O exame acompanha os batimentos cardíacos, em tempo real, através de imagens.

O Ecocardiograma é, hoje, um dos principais e mais utilizados recursos da Cardiologia. Permite que o médico avalie e investigue doenças cardíacas, sendo essencial para o planejamento terapêutico e prognóstico delas.

É um exame realizado com equipamento de ultrassom capaz de capturar ondas sonoras e convertê-las em imagens. Pode ser adulto ou pediátrico, para avaliar o funcionamento do coração, da circulação sanguínea e das câmaras cardíacas. Com os avanços tecnológicos na área da Medicina Diagnóstica, atualmente, é possível realizar um exame mais minucioso que permite a análise da deformação miocárdica. Falaremos dele a seguir.

Ecocardiograma com análise de Strain

O Strain Miocárdico estuda a mecânica cardíaca. É uma técnica aprimorada que detecta alterações cardíacas iniciais mesmo antes que outras medidas tradicionais se modifiquem ou sejam demonstradas pelo Ecocardiograma Bidimensional convencional. Essa é uma nova modalidade ecocardiográfica que tem o intuito de melhorar a avaliação da função ventricular.

O exame é utilizado para o diagnóstico precoce de lesões no coração. Ele também avalia a função do músculo cardíaco, sua anatomia e o funcionamento das válvulas, procurando por possíveis obstruções, defeitos congênitos ou adquiridos por uma doença cardiovascular prévia.

A técnica permite maior detalhe da função miocárdica e detecção precoce de disfunção global e segmentar do ventrículo esquerdo. A análise se mostra relevante em casos em que o paciente está recebendo quimioterapia cardiotorácica e também no diagnóstico de doença arterial coronária.

Quando devo fazer o Ecocardiograma?

Pacientes que apresentem sintomas de doenças cardíacas, como sensação de palpitação, dor torácica frequente e dificuldade de respirar, geralmente, são os mais indicados para o Ecocardiograma.

Por meio dele, é possível estabelecer o diagnóstico, avaliar a gravidade dos quadros e estabelecer o tratamento para diversas doenças cardíacas. Também pode ser utilizado para o acompanhamento de pacientes que tenham diagnóstico definido, como portadores de sopro cardíaco, por exemplo.

Com esse exame simples e rápido, é possível detectar diversas patologias, entre elas:

  • insuficiência cardíaca;
  • doenças das válvulas cardíacas;
  • doenças congênitas;
  • doenças do pericárdio;
  • coágulos cardíacos que podem migrar para o corpo.

Conte com a Clínica Doppler para o acompanhamento de sua saúde regularmente. Ficou com alguma dúvida? Fale pelo WhatsApp (por mensagem de texto) com um de nossos atendentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.