Clinica Doppler

Conheça exames importantes para o diagnóstico e tratamento do câncer de mama

Saiba mais sobre os exames que colaboram para a detecção precoce do câncer de mama

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, já outros, não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

O cuidado com a saúde da mulher é tema frequente de campanhas que acontecem nos meses de março (com a Campanha Março Lilás, que trata da importância da prevenção e diagnóstico do câncer de útero) e outubro (com a Campanha Outubro Rosa, que trata do câncer de mama). Porém, muito além de campanhas pontuais, nós queremos falar sobre a importância do acompanhamento frequente da saúde feminina. Continue lendo e descubra como a Medicina Diagnóstica pode ajudar você o ano inteiro.

Diagnosticando o câncer de mama

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao surgimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo, entre outros.

Dados do INCA dão conta de que cerca de 30% dos cânceres de mama poderiam ter sido tratados mais precocemente, com exames de rotina, como a Mamografia de Rastreamento, exame mais efetivo para detectar esse tipo de câncer em mulheres, principalmente a partir dos 40 anos.

Segundo a radiologista Flávia Engel Aduan, da Clínica Doppler, a detecção precoce aumenta a chance de cura completa e evita cirurgias desnecessárias, além de contribuir para a redução da mortalidade.

Um nódulo ou outro sinal ou sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. É fundamental que, em casos suspeitos, além do exame clínico das mamas, exames de imagem sejam solicitados, por exemplo, a Mamografia e o Ultrassom. Falaremos um pouco mais sobre esses exames nos próximos parágrafos.

Mamografia

O exame de Mamografia Digital é seguro e indicado pelo médico para rastreamento ou diagnóstico do câncer de mama. “Quando descoberta no início, a doença tem 95% de chance de cura. Vários estudos têm confirmado a importância da Mamografia na redução da mortalidade pelo câncer de mama”, afirma Flávia.

A Mamografia pode ser considerada desconfortável para alguns pacientes, porém, a compressão das mamas é essencial para o diagnóstico, pois causa a redução da dose de radiação, assim como a imobilidade da mama, dissociação das estruturas e uniformização das densidades.

A radiologista explica que “há maneiras de reduzir o desconforto, como realizar o exame fora do período menstrual (mamas menos “inchadas”). Para quem tem receio da radiação, é importante lembrar que, em pequenas doses, a exposição à radiação não oferece riscos à saúde. O corpo humano tem tempo suficiente para substituir as células que, eventualmente, tenham sido alteradas.”

É importante lembrar que pacientes com implante de silicone devem realizar também o exame de Mamografia e não há perigo de romper a prótese.

Ultrassonografia das Mamas

Nesse exame não invasivo e indolor, é possível obter uma imagem interna da mama e conferir alterações mamárias, como cistos cheios de líquido, que são mais difíceis de identificar nas mamografias. Ele é muito útil para visualizar o que não foi possível na Mamografia ou, então, em mulheres com tecido mamário denso. Também pode ser usado para observar alterações que foram vistas em outros exames. O Ultrassom pode ser usado para diferenciar cistos de massas sólidas.

Se o resultado da Mamografia ou do Ultrassom das Mamas indicar suspeita de câncer de mama, o médico pode solicitar uma Biópsia. É bastante comum que os médicos usem o ultrassom para guiar o posicionamento de uma agulha de Biópsia, que irá determinar se o nódulo em questão é ou não um tumor.

Realize seus exames na Clínica Doppler

Quer ficar em dia com a sua saúde? A Doppler realiza Mamografias, Ultrassonografia das Mamas, Punções e Biópsias de Mama, além de marcações pré-cirúrgicas, procedimento pré-operatório, utilizado para localização de lesões não palpáveis da mama e que deve ser feito preferencialmente no mesmo dia da cirurgia ou, no máximo, 24 horas antes.

Conte com a Clínica Doppler para realização dos seus exames. Para sua comodidade, envie mensagens pelo WhatsApp ou ligue para: (21) 2620-4159 e fale com um de nossos atendentes em nossa central de atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.